Veja um roteiro de 4 dias por Cartagena. Além de ser uma das principais cidades da Colômbia, Cartagena é cheia de pontos turísticos históricos, lugares paradisíacos e passeios culturais de relevância para toda a América Latina. Se você tem quatro dias na cidade, poderá conhecer alguns desses passeios inesquecíveis e descobrir um pouco mais sobre a cidade colombiana. E se você ainda não sabe como aproveitar seus dias pela cidade, veja aqui os passeios em Cartagena mais recomendados em um roteiro:
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em Cartagena e na Colômbia. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Colômbia vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitá-la ainda mais. Agora veja tudo sobre o roteiro de 4 dias por Cartagena.
Primeiro dia em Cartagena
Em seu primeiro dia pela cidade de Cartagena, vale conhecer mais sobre a cultura local explorando o centro da cidade, que é uma graça. Nessa área, você encontrará alguns cartões postais clássicos, como a La Torre del Reloj, onde ficava a entrada para a Cidade da Muralha. O relógio fica em cima de uma construção e desde quando foi colocado, no século XIX, encanta os turistas e moradores. A Catedral de Cartagena e a Parroquia San Pedro Claver, duas construções religiosas mas muito diferentes, também ficam por aqui.
A Parroquia data de 1580, abrigando o corpo de San Pedro Claver, que teve os escravos como seguidores. A arquitetura desse lugar é fantástica, muito bem detalhada, com uma decoração de esculturas bem interessantes. Na hora do almoço, para comer frutos do mar, vale conhecer o restaurante La Cevichería. Um pouco mais barato e boa opção para as crianças é também o La Mulata.
Já a Catedral Santo Domingo, que fica em frente ao Palácio da Proclamação (sede do governo e outro lugar para incluir na lista de o que fazer em Cartagena das Índias), foi a primeira igreja da cidade e portanto, tem importância histórica. Vale visitá-la!
Você a encontra na Plaza San Domingo, onde há uma linda homenagem a Fernando Botero. Conheça sobre sua história, que já constou de um incêndio devastador e abrigou vários fiéis em Cartagena, na Colômbia. Por último, mais próximo ao mar, está o Teatro Alfonso Mejía que veio das ruínas da igreja Merced, em 1625. Hoje, é palco de grandes espetáculos de Cartagena das Índias e tem visitas guiadas durante os dias de semana, entre as 8h e 12h e as 14h e 18h.
Segundo dia em Cartagena
Se você adora conhecer verdadeiras belezas naturais, o passeio do segundo dia será ideal. As Ilhas do Rosario ficam a uma hora de viagem do continente, com acesso feito por barco. É um trajeto tranquilo e seguro, já que muitos turistas procuram fazer esse passeio na Colômbia.
As ilhas são muito convidativas e turísticas, com um mar turquesa calmo e praias que estão entre as favoritas dos turistas. O arquipélago caribenho também tem corais e é a atração principal de muitas agências de viagem. Geralmente, é um passeio de um dia inteiro, então programe-se para isso em seu segundo dia.
Vale lembrar que o passeio para as Ilhas do Rosario é feito normalmente por empresas, então é preciso comprar um pacote antes de ir. Dentro do pacote costumam estar inclusos lanches, bebidas e um almoço no meio do dia, para você apenas relaxar e não precisar se preocupar com nada.
Terceiro dia em Cartagena
Comece seu terceiro dia em Cartagena com uma bela vista da cidade. Sua primeira parada será o Convento de La Popa, que existe desde o século XVII, quando os agostinianos se dirigiram a uma colina e passaram a construí-la com a finalidade de ser um lugar tranquilo e abrigo de escravos que fugiam.
É um espaço mais afastado do centro de Cartagena das Índias, mas com um ar muito bom e relaxante, com uma ótima vista. Dirija-se então para o Castelo San Felipe de Barajas, um dos principais pontos da cidade. Na época da colonização espanhola, essa fortaleza protegia a cidade. Hoje, é uma construção enorme e super forte que se tornou atração, sendo a mais segura construção militar espanhola por lá.
Também conta com alguns túneis e passagem secretas, datando de 1657. O tour com guia é bastante recomendado por aqui, pois tem várias curiosidades históricas. Esse passeio é longo, então recomendamos que você pare para almoçar antes dele ou leve alguns lanches. Por fim, nosso roteiro termina no Monumento à Índia Catalina, que homenageia a índia que acompanhou Pedro de Heredia, fundador da cidade, quando o mesmo chegou em Cartagena das Índias.
É um marco para a cidade, e bem pertinho dele você confere também as famosas Muralhas de Cartagena, que citamos no primeiro dia de roteiro. Vale passear por esse cantinho tão especial da cidade, ir parando nos lugares que te interessarem e tirar muitas fotos. E não deixe de passar no Cafe del Mar, que tem o melhor ambiente para o final do dia na cidade e é o bar mais famoso de Cartagena. A noite é mais agitada nessa parte da cidade, então se quiser, aproveite depois para curtir alguma festa da vida noturna de Cartagena.
Quarto dia em Cartagena
Em seu quarto dia de roteiro, você pode explorar as praias de Cartagena. Elas não são boas como as de San Andrés, mas você pode relexar nelas. Além das Ilhas Rosario, vale conhecer a Isla Marina, que é a segunda maior desse arquipélago e funciona no mesmo estilo de pagamento para o hotel. Ela é bem paradisíaca, reservada e por isso, mas vazia. O mar é calmo, como nas outras ilhas, e o local é ideal para famílias com crianças pequenas ou casais que querem aproveitar juntos.
Outra opção é a Isla Barú, que fica fora desse arquipélago. Ela tem praias lindas mas um pouco menos turísticas por serem mais cheias, com muitos vendedores. O pacote para passar o dia por lá é barato, mas os preços de dentro podem acabar saindo mais caros, já que eles cobram serviço em cima das refeições. É possível chegar nesta ilha de barco ou por terra. Se for para lá, vá para Playa Blanca, onde você encontrará águas transparentes, areia branca e um ambiente mais cômodo. Embora seja cheia no verão, ela tem um clima de conforto e é mais paradisíaca.
Ao final de seu quarto dia em Cartagena, vá conhecer outro ponto turístico da cidade, Las Bovedas. É um largo corredor com vários arcos no teto, e tem lojinhas interessantes e originais, vendendo manufaturados e souvenires.
Las Bovedas é um enorme e antigo prédio, onde você se depara com um verdadeiro mercado – ótimo não só para quem quer fazer compras, mas desvendar a cidade, incluir na sua lista de o que fazer em Cartagena das Índias. São muitos e pequenos estabelecimentos, então se planeje para passar algum tempo por aqui. A entrada é gratuita.
Use seu celular à vontade em Cartagena e na Colômbia
Poder usar seu celular em Cartagena, na Colômbia, e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, além dos aplicativos de cupons de desconto. E se for alugar um carro, você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular. Com ele você também pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e, lógico, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem pela Colômbia nas redes sociais.
Se quiser, veja as nossas dicas de como usar o celular à vontade em Cartagena. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Cartagena, Bogotá, Cartagena e qualquer outro lugar da Colômbia e do mundo inteiro, caso vá para outros países na mesma viagem. E usando a internet do seu celular, você poderá pesquisar tudo sobre o roteiro de 4 dias por Cartagena quando estiver lá.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Cartagena
Agora que você já viu tudo sobre o roteiro de 4 dias por Cartagena, uma dica legal e que faz a diferença na viagem a Cartagena é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é grande e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.
Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Cartagena, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Cartagena.
Uma dica legal para quem vai para a Colômbia é que como alguns pontos turísticos, cidades, parques naturais, praias e atrações ficam bem afastados, alugar um carro se torna essencial. Sem falar que com um carro você pode conhecer outras cidades da Colômbia além de Cartagena, explorar as suas estradas que são lindas e as maravilhosas paisagens e lugares naturais pelo caminho. Saiba tudo sobre o assunto aqui na matéria de aluguel de carro em Cartagena, com dicas incríveis de como conseguir um ótimo preço utilizando comparadores excelentes e economizando muito.
Não se esqueça do Seguro Viagem para Cartagena
Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não se esqueça de fazer um Seguro Viagem Internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem um para evitar problemas no exterior. O que muitas pessoas não sabem é que ele é super barato. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Cartagena com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.