Colômbia

Viajar para a Colômbia é seguro?

Informações sobre a segurança no país e dicas úteis

Um dos novos destinos preferidos dos brasileiros, a Colômbia recebe cada vez mais turistas que, antes de viajar, se perguntam: a Colômbia é realmente segura? Muitas pessoas tem essa dúvida especialmente por conta da violência urbana propagada em notícias e do tráfico de drogas, que afastavam os turistas há alguns anos trás. Mas de 1990 para cá, muita coisa mudou no país! Então veja abaixo se é realmente seguro viajar pela Colômbia hoje em dia e algumas dicas para viajar com segurança pelo país.

Passeios na Colômbia

E se você está planejando  viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito na viagem à Colômbia. São dicas muito boas, que valem a pena e que vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Colômbia vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitá-la ainda mais. Agora veja tudo sobre se viajar para a Colômbia é seguro.

A Colômbia é segura?

Desde a morte de Pablo Escobar em 1993, os cartéis (especialmente os de Medellín e Cali, que eram os mais famosos), perderam muita força. Eles continuam existindo, de fato, mas as dezenas de mortes e combates com policiais envolvendo bombas praticamente não existem mais. Hoje em dia o principal problema de segurança seriam os furtos (violência urbana) mas isso é algo infelizmente comum em toda a América Latina. Furtos e roubos podem acontecer nas áreas apontadas como mais perigosas, especialmente o centro, assim como no Brasil. Mas as grandes cidades da Colômbia tem geralmente policiais nas ruas, especialmente nos pontos turísticos, e os visitantes dificilmente presenciam alguma situação de insegurança. Mesmo assim, é sempre bom ter precaução em alguns casos. Veja abaixo algumas dicas.

Polícia colombiana

Dicas para se precaver e viajar com mais segurança

Ao viajar pela Colômbia, não ande com os celulares à mostra o tempo todo, deixe os pertences sempre junto a si e não os largue em qualquer lugar. É bom ficar esperto com carteiras e outros documentos que podem estar no bolso, e atento a tudo o que você leva, especialmente em lugares mais cheios como os transportes públicos. Vale andar com uma doleira, e nada de pendurar a câmera no pescoço. Outra boa indicação é não pegar táxis na rua: peça sempre de aplicativos ou ligue para um táxi privado, de alguma empresa conhecida. Muitos hotéis já têm contatos com essas empresas e podem pedir o táxi para você. Em geral, como no Brasil, é preciso apenas estar atento para passear pela Colômbia. Os próprios colombianos costumam ser generosos e podem indicar situações e lugares mais perigosos.

Passeie com segurança na Colômbi

Cidades perigosas na Colômbia

As cidades mais famosas da Colômbia também podem ter algumas regiões mais perigosas. Em San Andrés, evite deixar suas coisas largadas pela praia. Em Bogotá, não é recomendável andar pelo bairro turístico de La Candelaria à noite, e especialmente na parte sul da cidade. Já em Medellín, pode ser bom evitar o centro no final do dia e à noite. E em Cali, que é uma das cidades mais perigosas da Colômbia, tome um cuidado especial durante dia e noite, escutando conselhos dos locais e evitando situações que facilitem o furto.

Polícia colombiana

Não se esqueça do Seguro Viagem para a Colômbia

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não se esqueça de fazer um Seguro Viagem Internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem um para evitar problemas no exterior. O que muitas pessoas não sabem é que ele é super barato. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para a Colômbia com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Use seu celular à vontade na Colômbia

Poder usar seu celular na Colômbia e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, além dos aplicativos de cupons de desconto. E se for alugar um carro, você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular. Com ele você também pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e, lógico, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Colômbia nas redes sociais. Se quiser, veja as nossas dicas de como usar o celular à vontade na Colômbia. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Bogotá, San Andrés, Cartagena e qualquer outro lugar da Colômbia e do mundo inteiro, caso vá para outros países na mesma viagem. E usando a internet do seu celular, você poderá pesquisar tudo sobre a segurança na Colômbia quando estiver lá.

Use seu celular à vontade na Colômbia

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Colômbia

Agora que você já viu tudo sobre se viajar para a Colômbia é seguro, uma dica legal para quem vai para a Colômbia é que como alguns pontos turísticos, cidades, parques naturais, praias e atrações ficam bem afastadas, alugar um carro se torna essencial. Sem falar que com um carro você pode conhecer outras cidades da Colômbia além de Bogotá que são próximas, como Zipaquirá, explorar as suas estradas que são lindas e as maravilhosas paisagens e lugares naturais pelo caminho. Saiba tudo sobre o assunto aqui na matéria de aluguel de carro na Colômbia, com dicas incríveis de como conseguir um ótimo preço utilizando comparadores excelentes e economizando muito.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Uruguai

Veja outras matérias legais da Colômbia:

O que fazer em Bogotá: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Como levar dinheiro para a Colômbia: Melhores formas de levar seu dinheiro.
Cidades turísticas da Colômbia: As cidades colombianas mais famosas e visitadas.
Como achar hotéis muito baratos na Colômbia: Incrível pesquisador e dicas excelentes.
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *