Voo cancelado ou atrasado? Receba seu reembolso já!

Você teve o seu voo cancelado ou atrasado? Receba seu reembolso já! Fique por dentro deste assunto e garanta uma trip sem imprevistos. Toda viagem está sujeita a imprevistos, como atraso ou cancelamento de voos, problemas com bagagem, entre outros. Hoje em dia, existem empresas que ajudam você a receber o reembolso (que é um direito seu) sem burocracia e de forma rápida. Eles fazem tudo por você. Se já quiser ir direto para o site deles, clique aqui.

Avião decolando

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem à Colômbia. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Colômbia.

Quais são os direitos nos casos de problemas com voos e bagagens?

Durante o planejamento de uma viagem, é importante atentar-se aos possíveis imprevistos que são comuns nesse processo. Entre eles, estão o atraso e cancelamento de voo, que podem causar a perda de conexão; o embarque negado e até mesmo o extravio de bagagem. Muitos turistas não sabem, mas dependendo da situação, é possível solicitar um reembolso, indenização ou outro tipo de assistência junto à companhia aérea. Mesmo que tenham passado anos desde o ocorrido, você pode receber uma boa quantia que nem estava esperando. Interessante, né?

Família aguardando em aeroporto

Confira em quais casos você pode ser indenizado:

  • Voo atrasado: atrasos a partir de 4 horas já são passíveis de compensação e você tem direito à assistência por parte da companhia aérea em diversas situações;
  • Voo cancelado: a maioria dos voos cancelados são passíveis de compensação e você também tem direito à assistência da companhia aérea;
  • Embarque negado ou overbooking: você tem direito a compensação no caso de chegar ao aeroporto para embarcar e não ter lugar disponível no avião;
  • Perda de conexão: a companhia aérea deve prestar assistência aos passageiros que perdem sua conexão, seja por um atraso ou cancelamento de voo;
  • Bagagem extraviada: se a sua mala ficar extraviada por mais de 24h, você tem direito à compensação, além de reembolso pelos gastos necessários.

Como resolver problemas com voos e bagagens de forma fácil e receber seu reembolso?

Muitas vezes, o processo para receber uma compensação da companhia aérea pode ser complicado e burocrático. Então, para quaisquer dificuldades que surjam durante a sua viagem, desde o embarque até a retirada de bagagens, nós indicamos que você contrate uma empresa especializada. Eles já sabem todo o processo e estão preparados para isso.

Nós descobrimos uma que é ótima, e nos ajudou de forma super prática e eficiente. E o melhor: sem burocracia, sem estresse, de forma simples e totalmente online. Ela é especialista no assunto e vai garantir que você receba a indenização que realmente merece. Se quiser, é só clicar neste link e você já consegue verificar com eles se o seu caso é passível ou não de compensação.

Mulher em aeroporto

O que fazer quando ocorrerem problemas com o voo?

Se o seu voo estiver atrasado ou cancelado e, por conta disso, houver a necessidade de desembolsar o seu próprio dinheiro para se hospedar em um hotel e comprar roupas ou outros artigos, não deixe de guardar todos os comprovantes, sejam eles notas ou cupons fiscais. A companhia aérea deverá reembolsar o valor gasto em decorrência desse problema.

Turista aguardando voo com mala de viagem

Já no caso desse atraso ou cancelamento causar a perda de conexão, gerando quaisquer tipos de prejuízos, como perda de compromissos, você deve fazer uma reclamação por escrito, podendo ser enviada ao e-mail de SAC da companhia aérea. Para isso, documente o ocorrido, os funcionários com quem teve contato etc., e se não encontrar o endereço de e-mail, registre uma reclamação aos sites que disponibilizam o devido suporte.

O que fazer se o próprio consumidor quiser cancelar o voo?

Se você, como passageiro, deseja cancelar o seu voo, saiba que o Código de Defesa do Consumidor confere até 7 dias para o cancelamento espontâneo de passagem. Porém, vale ressaltar que esse “direito de arrependimento” é válido apenas para compras realizadas via telefone ou Internet, e não dentro do estabelecimento comercial. As companhias aéreas têm o direito de realizar uma cobrança de no máximo 5% do valor original, como multa compensatória, quando for solicitado o cancelamento ou alteração na passagem aérea adquirida.

O que fazer quando a bagagem é extraviada?

No caso de extravio, furto ou qualquer dano a bagagens, a responsabilidade é da companhia aérea, de acordo com o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA). Portanto, seus prejuízos devem ser ressarcidos e, se não houver nenhuma assistência, você pode solicitar uma indenização por danos morais. A nossa sugestão para facilitar o processo é sempre fazer uma declaração, antes de embarcar, se estiver levando objetos de valor dentro da mala. Mas saiba que suas bagagens serão abertas para a confirmação da veracidade dessa declaração.

Se a sua bagagem for furtada ou danificada, você deve registrar uma reclamação junto à companhia aérea, preenchendo um formulário específico que é fornecido. Também é importante guardar os nomes dos funcionários que lhe atenderam, além da data e horário da reclamação, para qualquer necessidade. Para violação e danos, vale a pena registrar com fotos as condições nas quais a sua bagagem foi entregue.

El Dorado International Airport - Colômbia

Use seu celular à vontade na Colômbia

Poder usar seu celular na Colômbia e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, além dos aplicativos de cupons de desconto. E se for alugar um carro, você economiza por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular. Com ele você também pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem na Colômbia nas redes sociais. Se quiser, veja as nossas dicas de como usar o celular à vontade na Colômbia. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Cartagena, Bogotá e qualquer outro lugar da Colômbia e do mundo inteiro. E usando a Internet do seu celular, você poderá pesquisar tudo sobre voo cancelado ou atrasado quando estiver lá.

Menina usando o celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem na Colômbia

Agora que você já viu tudo sobre voo cancelado ou atrasado, uma dica legal para quem vai para a Colômbia é que como alguns pontos turísticos, as cidades, parques naturais, praias e todas as atrações ficam bem afastadas, alugar um carro se torna essencial. Sem falar que com um carro você pode conhecer outras cidades da Colômbia além de Cartagena, que são próximas, como Bogotá e Medellín, explorar as suas estradas que são lindas e as maravilhosas paisagens e lugares naturais pelo caminho. Saiba tudo sobre o assunto na matéria de aluguel de carro na Colômbia, com dicas incríveis de como conseguir um ótimo preço utilizando comparadores excelentes.

Aluguel de carro na Colômbia

Não se esqueça do Seguro Viagem para a Colômbia

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não esqueçam de fazer um seguro viagem internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem, para evitar problemas no exterior. Veja nossa matéria de seguro viagem para a Colômbia com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro economizando muito.

Seguro Viagem Internacional

Veja outras matérias legais da Colômbia:

O que fazer em Bogotá: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Como levar dinheiro para a Colômbia: Melhores formas de levar seu dinheiro.
Cidades turísticas da Colômbia: As cidades colombianas mais famosas e visitadas.
Como achar hotéis muito baratos na Colômbia: Incrível pesquisador e dicas excelentes.