San Andrés

Gorjetas em San Andrés: Quando e quanto dar

Tudo sobre as gorjetas na ilha

Veja as nossas dicas sobre as gorjetas em San Andrés e saiba quando e quanto dar em cada local específico. No Brasil, a gorjeta é opcional, porém cada país tem as suas próprias regras em relação às gorjetas e é muito importante conhecê-las para não correr o risco de ser rude ou desrespeitoso. Na Colômbia, é bem comum dar gorjetas em restaurantes, hotéis, tours e até mesmo táxis. Em muitos estabelecimentos, principalmente restaurantes turísticos, eles incluem a gorjeta quando você for pagar a conta, cobrando 10% de serviço sobre o valor total. Porém, na maioria dos lugares, você será notificado e ficará à sua escolha dar gorjeta ou não. Confira quanto separar para dar aos funcionários para não ser pego de surpresa quando viajar à Colômbia.

Gorjetas em San Andrés: Quando e quanto dar

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em San Andrés e na Colômbia. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Colômbia vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitá-la ainda mais. Agora veja tudo sobre quando e quanto dar de gorjetas em San Andrés.

Gorjetas em restaurantes, lanchonetes e bares em San Andrés

Nos restaurantes, lanchonetes e bares da Colômbia, apesar de não ser obrigatório, é bem comum dar uma gorjeta caso você tenha ficado satisfeito com o serviço. Além de opcional, o valor da gorjeta pode ser escolhido por você (entre 10% e 20%) e, geralmente, vem incluído na conta. Portanto, pode ser deixada em dinheiro juntamente com a nota, mesmo se você pagar a conta com cartão. Caso você não possua dinheiro vivo no momento, pode pedir para incluírem a gorjeta na conta e pagar com o cartão de crédito.

Gorjetas em restaurantes, lanchonetes e bares em San Andrés

Gorjetas em hotéis em San Andrés

Os costumes em relação às gorjetas nos hotéis em San Andrés são como os de demais cidades da América Latina. É comum e de bom tom dar gorjetas para alguns funcionários do hotel: às camareiras, aos carregadores de bagagem e manobristas. Os preços são decididos por você e a nossa dica é que seja de acordo com a qualidade do serviço prestado e a elegância do hotel, além de ser entregue em dinheiro vivo.

Gorjetas em hotéis em San Andrés

Gorjetas em passeios e tours em San Andrés

Também é comum que os guias turísticos de San Andrés peçam uma quantidade de gorjeta, quando terminam seus passeios, mas de novo, não é uma obrigação você dar. Sempre que gostar de um serviço em San Andrés, é importante você dar a gorjeta na margem dos 10%, já que mesmo não sendo obrigatório, ajuda a manter os empregados e estabelecimentos ativos em San Andrés, que é uma ilha tão turística.

Gorjetas em passeios e tours em San Andrés

Gorjetas em táxis de San Andrés

Diferente dos restaurantes e hotéis, não é comum dar gorjetas aos taxistas colombianos. Mesmo assim, há muitas pessoas que dão, ainda mais se o serviço é atencioso e se o motorista ajuda a carregar as malas. Para isso, basta calcular o valor de 10% em cima do valor total da corrida, que costuma ser barata. Além disso, é importante saber que muitas vezes o taxista calcula o preço final baseado em uma tabelas pré-estabelecidas, então esteja atento ao taxímetro.

Gorjetas em táxis de San Andrés

Use seu celular à vontade em San Andrés e na Colômbia

Poder usar seu celular em San André, na Colômbia, e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, além dos aplicativos de cupons de desconto. E se for alugar um carro, você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular. Com ele você também pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e, lógico, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem pela Colômbia nas redes sociais. Se quiser, veja as nossas dicas de como usar o celular à vontade em San Andrés. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em San Andrés, Bogotá, Cartagena e qualquer outro lugar da Colômbia e do mundo inteiro, caso vá para outros países na mesma viagem. E usando a internet do seu celular, você poderá pesquisar tudo sobre quando e quanto dar de gorjetas em San Andrés quando estiver lá.

Use seu celular à vontade na Colômbia

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a San Andrés

Agora que você já viu tudo sobre quando e quanto dar de gorjetas em San Andrés, uma dica legal e que faz a diferença na viagem a San Andrés é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é grande e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em San Andrés, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em San Andrés.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Uruguai

Uma dica legal para quem vai para a Colômbia é que como alguns pontos turísticos, cidades, parques naturais, praias e atrações ficam bem afastados, alugar um carro se torna essencial. Sem falar que com um carro você pode conhecer outras cidades da Colômbia além de San Andrés, explorar as suas estradas que são lindas e as maravilhosas paisagens e lugares naturais pelo caminho. Saiba tudo sobre o assunto aqui na matéria de aluguel de carro em San Andrés, com dicas incríveis de como conseguir um ótimo preço utilizando comparadores excelentes e economizando muito.

Não se esqueça do Seguro Viagem para San Andrés

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não se esqueça de fazer um Seguro Viagem Internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem um para evitar problemas no exterior. O que muitas pessoas não sabem é que ele é super barato. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para San Andrés com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Veja outras matérias legais de San Andrés:

O que fazer em San Andrés: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Pontos turísticos em San Andrés: Principais lugares turísticos para visitar.
Compras em San Andrés: Dicas dos melhores lugares para fazer compras.
Como achar hotéis muito baratos em San Andrés: Incrível pesquisador e dicas excelentes.
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *