Barranquilla

Carnaval em Barranquilla na Colômbia

Saiba tudo sobre o período de Carnaval em Barranquilla na Colômbia e aproveite bastante. A festa tradicional da cidade é classificada como a maior em todo o país, juntando artistas em trajes extravagantes, carros alegóricos e muita folia. Além disso, ela é declarada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Carnaval em Barranquilla na Colômbia

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem à Colômbia. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Colômbia.

Tudo sobre o Carnaval em Barranquilla na Colômbia

A cidade de Barranquilla, na Colômbia, é um porto marítimo movimentado e contornado pelo rio Magdalena. A região é muito importante por ser a capital do departamento Atlântico da Colômbia. Porém, para a maioria dos turistas que querem conhecer o local, não tem como ouvir falar em Barranquilla sem surgir o assunto Carnaval.

Cidade de Barranquilla na Colômbia

Com origens europeias e um forte tempero africano, misturados a um povo que exala alegria, o Carnaval em Barranquilla na Colômbia é considerado a maior festa do país. Toda a estrutura carnavalesca é bem parecida com a brasileira, porém, exaltando a tradição e a cultura colombiana.

Carro alegórico no Carnaval em Barranquilla na Colômbia

Lá, você vai perceber o ritmo marcante da cumbia (música típica nacional da Colômbia), o sabor do rum, os famosos personagens e fantasias típicas da festa – com nomes e características um pouco diferentes para nós turistas, como Marimonda, Monocuco, Negrita Puloy, Joselito Carnaval e Garabato.

Monocucos desfilando no Carnaval em Barranquilla na Colômbia

Quando acontece o Carnaval em Barranquilla na Colômbia

Pensando a partir do calendário que conhecemos no Brasil, o Carnaval em Barranquilla na Colômbia começa no sábado anterior à quarta-feira de cinzas. Sendo assim, neste ano de 2023, a diversão acontece entre os dias 18 e 21 de fevereiro.

Sábado de Carnaval

Sábado é o primeiro dia de Carnaval em Barranquilla, na Colômbia, onde você pode conferir o desfile mais antigo da cidade, chamado de Batalha das Flores. Nesses 120 anos de tradição, o evento foi de carruagens mais simples para grandes estruturas, sendo que o maior dos carros alegóricos é liderado pela rainha do carnaval (todo ano uma pessoa é escolhida para o cargo). A Batalha acontece na Via 40, em Barranquilla.

Batalha das Flores no Carnaval em Barranquilla na Colômbia

Domingo de Carnaval

O Domingo de Carnaval vem com uma proposta mais pé no chão, literalmente. Diferente do dia anterior, o segundo dia de folia não faz uso de grandes alegorias e nem de muitos aparelhos sonoros. A Gran Parada de Tradición y Folclor ou, em português, a Grande Parada de Tradição e Folclore faz com que todos caminhem pelo percurso da Via 40. Para nós brasileiros, é um dia bem parecido com os nossos blocos de carnaval.

Grande Parada de Tradição e Folclore no Carnaval em Barranquilla na Colômbia

Segunda-feira de Carnaval

A segunda-feira de Carnaval em Barranquilla, na Colômbia, é a que mais se assemelha ao que vemos nos desfiles das escolas de samba no Brasil. A Gran Parada de Comparsas acontece na Via 40, unindo carros alegóricos e uma grande equipe que vai dançando pela pista. Neste dia, tudo se une criando o clima de carnaval que bem conhecemos: música alta, gente divertida e muita agitação.

A Gran Parada de Comparsas no Carnaval em Barranquilla na Colômbia

Terça-feira de Carnaval

Terça-feira é o último dia de Carnaval e, como simbolismo do que seria o fim, acontece uma cerimônia inspirada em um personagem chamado Joselito. Ele é enterrado na apresentação carnavalesca, que acontece no bairro de Prado-Abajo. É um dia bem diferente para os turistas, já que a maioria das pessoas veste preto e simula uma morte.

Enterro de Joselito no Carnaval em Barranquilla na Colômbia

Use seu celular à vontade na Colômbia

Poder usar seu celular na Colômbia e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, além dos aplicativos de cupons de desconto. E se for alugar um carro, você economiza por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular.

Com ele você também pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem na Colômbia nas redes sociais.

Menina usando o celular

Se quiser, veja as nossas dicas de como usar o celular à vontade na Colômbia. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Cartagena, Bogotá e qualquer outro lugar da Colômbia e do mundo inteiro. E usando a Internet do seu celular, você poderá pesquisar tudo sobre o Carnaval em Barranquilla na Colômbia quando estiver lá.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem na Colômbia

Agora que você já viu tudo sobre o Carnaval em Barranquilla na Colômbia, uma dica legal para quem vai para a Colômbia é que como alguns pontos turísticos, as cidades, parques naturais, praias e todas as atrações ficam bem afastadas, alugar um carro se torna essencial.

Aluguel de carro na Colômbia

Sem falar que com um carro você pode conhecer outras cidades da Colômbia além de Cartagena, que são próximas, como Bogotá e Medellín, explorar as suas estradas que são lindas e as maravilhosas paisagens e lugares naturais pelo caminho. Saiba tudo sobre o assunto na matéria de aluguel de carro na Colômbia, com dicas incríveis de como conseguir um ótimo preço utilizando comparadores excelentes.

Não se esqueça do Seguro Viagem para a Colômbia

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não esqueçam de fazer um seguro viagem internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem, para evitar problemas no exterior.

Veja nossa matéria de seguro viagem para a Colômbia com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro economizando muito.

Seguro Viagem Internacional

Veja outras matérias legais da Colômbia:

O que fazer em Bogotá: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Como levar dinheiro para a Colômbia: Melhores formas de levar seu dinheiro.
Cidades turísticas da Colômbia: As cidades colombianas mais famosas e visitadas.
Como achar hotéis muito baratos na Colômbia: Incrível pesquisador e dicas excelentes.

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *