Saiba tudo sobre a Ilha de Malpelo na Colômbia. Situada no meio do Oceano Pacífico, ela é repleta de atrativos interessantes, sobretudo para os turistas mais aventureiros. Por isso, nesta matéria, você vai descobrir como aproveitar da melhor maneira essa ilha incrível.
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem à Colômbia. É a matéria mais acessada do blog e vai ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Colômbia.
Sobre a Ilha de Malpelo na Colômbia
Malpelo é uma pequena ilha oceânica situada no leste do Oceano Pacífico. Ela é formada por uma enorme rocha principal, e, conta com mais 11 penhascos ao redor, estando a mais de 300 km a oeste da costa mais próxima, no sul da Colômbia.
Desde o ano de 2006, a Ilha de Malpelo carrega o título de Patrimônio da Humanidade, cedido pela UNESCO. Isso, porque, todo o ecossistema do local é de grande riqueza, acomodando um vasto parque marinho e sendo habitat para diversas espécies em risco de extinção ao nível mundial. Além disso, a ilha é dita como um dos top 5 lugares do mundo para mergulhar.
Atrativos da Ilha de Malpelo na Colômbia
A Ilha de Malpelo na Colômbia é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e da vida marinha. Com suas águas cristalinas e uma biodiversidade impressionante, ela acaba recebendo muitos mergulhadores, fotógrafos, aventureiros e amantes do bom ecoturismo.
Lá, sem dúvidas, o principal atrativo são as incríveis oportunidades de mergulho que os visitantes têm. As águas ao redor da ilha abrigam uma rica variedade de espécies marinhas, incluindo tubarões, raias, tartarugas e golfinhos, além de uma infinidade de peixes tropicais. Ou seja, mergulhar nesse ambiente é uma experiência encantadora.
Ademais, a Ilha de Malpelo é um santuário para animais selvagens. Ou seja, ela também atrai muitos fotógrafos e amantes da natureza que não querem perder a oportunidade de ver esses animais de perto. Esse é o caso das aves migratórias, por exemplo, que animam os observadores de pássaros quando passam por lá.
Espécies encontradas na Ilha de Malpelo na Colômbia
Por conta de sua localização, a Ilha de Malpelo na Colômbia possui algumas espécies endêmicas. Elas correspondem àqueles animais ou vegetais que só existem em uma determinada área geográfica, como o caranguejo terrestre e o geko, por exemplo.
Além disso, Malpelo conta com a maior colônia de aves da espécie piquero mascarado no mundo; a fauna de peixes é super rica; e, é impossível não citar a abundância de tubarões, das mais variadas espécies, como o martelo, o silky e o baleia. Tudo isso sem falar nas arraias e nos cardumes de pargos, de meros, de chernes e de atuns, que, são vistos frequentemente.
Passeio pela Ilha de Malpelo na Colômbia
Normalmente, o passeio até a Ilha de Malpelo na Colômbia começa com os visitantes chegando na cidade de Bogotá. E, de lá, embarcando em um voo doméstico até o município de Guapi, com uma escala em Cali.
Chegando em Guapi, você estará em um aeroporto pequeno e controlado por militares. Mas, de lá, é só seguir até o caís para embarcar em um barco, que, guiará até a Ilha de Górgona, em uma viagem de 2h.
Agora, de fato, a sua ida para a Ilha de Malpelo vai começar. Em Górgona, você vai entrar em uma embarcação super completa, no estilo catamarã, que, oferece um lounge, uma sala de jantar e cabines duplas, por exemplo. E, o tempo aproximado da viagem é de 25h. Isso mesmo, 1 dia e 1h até o destino final.
Em Malpelo, existe um posto avançado da marinha colombiana, e, vez ou outra, eles liberam o desembarque em terra. Porém, quando isso não é possível, o piloto da embarcação costuma fazer um giro em torno de toda a ilha. Assim, os visitantes conseguem observar todos os atrativos de lá, sem perder nada.
Mergulho na Ilha de Malpelo na Colômbia
Nesta matéria, já falamos algumas vezes sobre o mergulho na Ilha de Malpelo na Colômbia. Essa é uma atividade dita como obrigatória por lá, no entanto, vale destacar que ela não pode ser realizada por qualquer pessoa.
Como Malpelo é um dos lugares mais exigentes para mergulhar na Colômbia, você precisa comprovar que é um profissional, portando um certificado de 2 estrelas. Além disso, o grupo do mergulho precisa ter, somente, 6 pessoas mais o instrutor. E, dispor dos seguintes equipamentos: uma lanterna, um computador de mergulho, um apito, uma boia de marcação e um GPS.
Use seu celular à vontade na Colômbia
Poder usar seu celular na Colômbia e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, além dos aplicativos de cupons de desconto. E se for alugar um carro, você economiza por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular.
Com ele você também pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem na Colômbia nas redes sociais.
Se quiser, veja as nossas dicas de como usar o celular à vontade na Colômbia. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Cartagena, Bogotá e qualquer outro lugar da Colômbia e do mundo inteiro. E usando a Internet do seu celular, você poderá pesquisar tudo sobre a Ilha de Malpelo na Colômbia quando estiver lá.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem na Colômbia
Agora que você já viu tudo sobre a Ilha de Malpelo na Colômbia, uma dica legal para quem vai para a Colômbia é que como alguns pontos turísticos, as cidades, parques naturais, praias e todas as atrações ficam bem afastadas, alugar um carro se torna essencial.
Sem falar que com um carro você pode conhecer outras cidades da Colômbia além de Cartagena, que são próximas, como Bogotá e Medellín, explorar as suas estradas que são lindas e as maravilhosas paisagens e lugares naturais pelo caminho. Saiba tudo sobre o assunto na matéria de aluguel de carro na Colômbia, com dicas incríveis de como conseguir um ótimo preço utilizando comparadores excelentes.
Não se esqueça do Seguro Viagem para a Colômbia
Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não esqueçam de fazer um seguro viagem internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem, para evitar problemas no exterior.
Veja nossa matéria de seguro viagem para a Colômbia com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro economizando muito.
Veja outras matérias legais da Colômbia:
O que fazer em Bogotá: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Como levar dinheiro para a Colômbia: Melhores formas de levar seu dinheiro.
Cidades turísticas da Colômbia: As cidades colombianas mais famosas e visitadas.
Como achar hotéis muito baratos na Colômbia: Incrível pesquisador e dicas excelentes.