10 coisas para saber antes de ir a Medellín

Preparamos uma listagem com as 10 coisas para saber antes de ir a Medellín. Dessa forma, você vai conseguir se preparar bastante, levar realmente o necessário e se divertir muito durante a sua viagem por essa incrível cidade colombiana.

Cidade de Medellín na Colômbia

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem à Colômbia. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Colômbia.

1) Documentos para entrar em Medellín

Uma das maiores dúvidas dos brasileiros, quando viajam para países que fazem parte do acordo Mercosul, é sobre os documentos exigidos na entrada. Por isso, esse assunto é o 1º da nossa lista sobre as 10 coisas para saber antes de ir a Medellín.

Pois bem, caso a sua viagem para Medellín seja em um voo direto, saindo do Brasil, o único documento de identificação necessário é a sua identidade original (RG). No entanto, é preciso que ela esteja dentro da validade e em um bom estado de conservação, com a foto que permita identificar claramente quem você é.

Documento de identidade

Porém, caso o seu voo faça uma escala em outro país, que esteja fora do acordo Mercosul, você precisará levar o seu passaporte. Além disso, todos os brasileiros devem portar o Certificado de Vacinação Contra a Febre Amarela, sendo que a vacina deve ser tomada, pelo menos, 10 dias antes da data de embarque.

2) Qual câmbio usar em Medellín

Seguindo a lista com as 10 coisas para saber antes de ir a Medellín, vamos falar sobre o câmbio. Tanto na cidade, quanto em toda a Colômbia, a moeda oficial a ser utilizada é o peso colombiano (COP).

Pesos colombianos

Melhor forma de levar o dinheiro para Medellín

Uma forma excelente e que se tornou a nossa preferida de levar dinheiro para o exterior é abrir uma conta em dólar no Estados Unidos. Essa opção surgiu recentemente e está sendo disparada a melhor forma para levar dinheiro nas viagens ao exterior, não importa qual seja o país que irá visitar.

Vamos explicar por que essa é a opção mais fácil e barata. Hoje em dia existe um banco digital global, que já está super conceituado no mercado, e que permite que você crie uma conta nos EUA em menos de 5 minutos. Com isso você consegue colocar dólares nela e utilizar seu dinheiro em qualquer país do mundo, economizando MUITO. E o único documento exigido é seu RG ou CNH. Vamos explicar abaixo todas as vantagens, que realmente estão sendo muitas.

Como enviar dólares para os EUA do Brasil: banco

Se já quiser baixar, você clica aqui, baixa o app deles no seu celular e cria sua conta rapidamente. E como muita gente está abrindo a conta com eles por causa de nossos blogs e por ser realmente uma opção bem mais vantajosa, conseguimos um cupom para nossos leitores!

Quem abrir a conta com o código de convidado, GRUPODICAS20, ganhará 20 dólares ao fazer a sua 1ª remessa de câmbio em até 15 dias desde a abertura da conta. Convertendo para o real, é uma ótima quantia, não é?

Como abrir conta nos EUA do Brasil

Tendo a conta aberta, você consegue enviar dinheiro da sua conta do Brasil (em reais) para essa (em dólar) facilmente pelo app, e ver quanto está o câmbio atual. Você terá sua conta em dólar e pode utilizar para fazer em compras em estabelecimentos do mundo todo, não importa qual seja a moeda. Você vai pagar lá no estabelecimento na moeda que eles te cobrarem e na sua conta o valor já virá descontado automaticamente em dólar.

VANTAGENS:

O câmbio utilizado é o COMERCIAL, muito menor do que o TURISMO que é o cobrado pelos bancos e casas de câmbio. O dólar é uma das moedas mais fortes do mundo e por isso você terá vantagem cambial na maioria dos países. O IOF é só de 1,1%, sendo que o do cartão de crédito e dos cartões pré pagos é de 6,6%! No final das contas sai muito mais barato e é uma excelente economia.

Você pode ir acumulando seus dólares aos poucos conforme a cotação estiver boa e ainda deixar eles investidos para irem rendendo até sua viagem. Você consegue usar em qualquer lugar do mundo o cartão, então todas as futuras viagens você já utiliza a mesma conta. O atendimento e suporte é todo em português. E não tem taxa nenhuma para manter ou abrir a conta.

Com essa conta você pode também fazer saques nos caixas eletrônicos do exterior para ter um pouco do seu dinheiro em espécie na viagem. E os dois primeiros saques são isentos de qualquer taxa. E vira uma conta para utilizar em todas as suas viagens ao exterior. Você terá um cartão de débito que conseguirá passar em qualquer estabelecimento

Não se esqueça de utilizar o cupom GRUPODICAS20 na abertura da sua conta para ganhar os 20 dólares.

Câmbio na Colômbia

3) Seguro viagem para Medellín

Mesmo não sendo obrigatório, nós julgamos importante falar do seguro viagem nesta matéria das 10 coisas para saber antes de ir a Medellín. É muito indicado que você contrate esse serviço e se proteja de qualquer imprevisto que possa acontecer por lá.

Com um seguro viagem, você tem garantias em caso de perda de bagagem, roubo, acidentes e qualquer situação que necessite de médicos e hospitais. Para quem viaja para Medellín, ou qualquer outro lugar na Colômbia, o valor é super em conta e vale muito a pena.

Seguro viagem

Nós usamos esse comparador de Seguro Viagem que é ótimo e dá para economizar bastante. Ele mostra todos os seguros disponíveis, e, ainda, os preços de cada empresa. Dá para parcelar em várias vezes e você sai de lá com a garantia de que nada pode atrapalhar a sua viagem.

Já que não tem como deixar de fazer o seguro viagem, pelo menos você pode economizar nele. Procure também pelas melhores empresas no site, que são a Travel Ace, Assist Card, GTA, Green Card e SulAmerica. Elas são super confiáveis e líderes no mundo todo, além de terem preços ótimos e cobrirem vários tipos de problema.

Faça o seguro viagem internacional para ir a Medellín

4) Melhor época do ano para conhecer Medellín

Durante todo o ano, Medellín possui um tempo muito agradável. Não é atoa que a cidade é conhecida como uma “eterna primavera”, visto que, mesmo estando localizada em uma zona tropical, sua altitude garante um clima mais fresco, denominado “equatorial de montanha”.

Normalmente, os termômetros marcam, em média, 20 ºC e 22 ºC. Porém, outubro é quando começa a época de chuvas por lá, ou seja, a cidade costuma alagar e a maioria dos passeios é cancelado. Caso você queira saber mais, a nossa matéria sobre o clima e temperatura em Medellín vai ajudar muito você.

Medellín no inverno

Em contrapartida, você pode conhecer a cidade em meses muito interessantes e tempo bom, como, por exemplo, em agosto. Nessa época, o maior atrativo de Medellín fica por conta da Feria de las Flores, um festival conhecido como o Carnaval de lá.

5) Quantos dias ficar em Medellín

Para você conseguir conhecer com calma as melhores atrações, pontos turísticos e toda a área urbana de Medellín, o indicado é que o seu roteiro de viagem dure, pelo menos, 48h. Porém, talvez a sua ida até lá seja apenas de 1 dia, ou algumas horas, e aí você terá que decidir o que vale a pena ser visitado.

Para ajudar você, temos algumas matérias de roteiros e passeios aqui no Blog da Colômbia. Você também pode procurar por atrações imperdíveis no centro de Medellín e até conhecer os lugares onde comprar lembrancinhas e souvenirs, além de uma série de outras informações importantíssimas.

Pessoa olhando o calendário

6) O que fazer em Medellín

Ainda no momento de programar uma viagem, muitas pessoas têm dúvidas sobre o que fazer na cidade escolhida. Por isso, nossa 6ª dica, dessa lista com as 10 coisas para saber antes de ir a Medellín, irá mostrar a você os melhores atrativos de lá.

Caso você esteja com pouco tempo, vale a pena focar nas principais praças, parques e museus, principalmente por serem locais pertos uns dos outros, e, na maioria dos casos, são passeios de graça.

Fachada do Museu Antioquia em Medellín

Entretanto, caso você esteja com mais tempo, é possível aproveitar bem o que a cidade tem para oferecer. Sendo assim, os mais animados, podem curtir a noite em Medellín. Também tem opções do que fazer com crianças e diversas outras coisas.

Conheça o Mercado Minorista e o Mercado Manila

O Mercado Minorista fica movimentado durante o dia todo e é onde você poderá provar (e levar) algumas das principais frutas típicas da Colômbia, como as granadillas, guanabana e uchuvas. Lá, você encontrará pequenas bancas e restaurante improvisados, onde pode lanchar, almoçar ou jantar.

Outro ponto gastronômico super interessante da cidade é o Mercado Manila, que é cheio de cantinhos e lanchonetes deliciosas. Um grande destaque de lá são as bebidas e os salgados típicos. A região de Manila também é muito tranquila para um passeio de fim de dia.

Mercado Minorista em Medellín

Ande de metrocable (teleférico)

Pode parecer até estranho para alguns turistas, mas, sim, os metrocables (teleféricos) são uma atração imperdível de Medellín. O meio de transporte que foi pensado para levar a população até as partes mais altas das comunidades carentes, serve, também, como um passeio incrível e que oferece uma vista espetacular da cidade.

Metrocable em Medellín

Visite o Jardim Botânico, o Parque Arví e o Parque de los Pies Descalzos

O Jardim Botânico também é uma boa pedida para passear e já conhecer o “pulmão de Medellín”. O local é maravilhoso e abriga, não só uma grande variedade de plantas e flores, como, também, uma arquitetura curiosa e bem trabalhada. Certamente, você vai gostar bastante.

Outra opção para você é o Parque Arvi, um espaço ecológico que promove caminhadas guiadas, locais de piquenique e atrações nas alturas. Uma última dica é o Parque de los Pies Descalzos, no centro de Medellín. Como o nome sugere, o espaço exige que os visitantes retirem seus calçados e tenham mais contato com o tato, através dos pés.

Jardim Botânico em Medellín

7) Segurança em Medellín

Medellín é segura? Essa é a questão do nosso 7º tópico das 10 coisas para saber antes de ir até lá. E, a resposta é que sim, porém, depende. Antigamente, a cidade era considerada como uma das mais violentas do mundo. Mas, hoje em dia, ela é referência quando o assunto é combate a criminalidade.

Entretanto, ainda assim, é importante tomar os cuidados que você teria em qualquer outra grande cidade. Ou seja, é bom ficar atento aos seus pertences pessoais, evitar sair à noite para lugares desconhecidos, e, principalmente, ter cuidado com seus cartões de banco, dinheiro e documentos.

Policiais em Medellín

9) Hospedagem em Medellín

Para a maioria dos turistas, os melhores bairros para se hospedar em Medellín são o Poblado e o Laureles. Por serem bem localizados, com transporte público de fácil acesso e mais estruturados, vale a pena você procurar uma opção boa nesta região.

Área de lazer em um hotel de Medellín

Economizando muito com a hospedagem em Medellín

As diárias e preços de hotéis costumam variar muito, principalmente dependendo do lugar. Se você preza pelo tempo e acessibilidade, vale conferir onde estão os pontos turísticos de cada cidade que quer conhecer e já escolher a região de seu hotel segundo a proximidade. Mas se você prefere economizar mais, vale a pena ficar em algum hotel que não seja tão próximo ao centro, mas que ofereça mais conforto pelo mesmo preço, ou que custe muito menos.

Para você fazer a sua melhor escolha de onde ficar em Medellín, separamos esse incrível Pesquisador de hotéis em Medellín. Com ele você escolhe a região e vê uma lista de hotéis onde pode economizar bastante. É o maior site de reservas de hotéis e super confiável. Você consegue ver todos os hotéis da Colômbia e de suas cidades, comparar preços (que são imbatíveis) e ainda ver a opinião de brasileiros que já ficaram no hotel. Isso ajuda muito a decidir.

Quarto do Hotel Ibis em Medellín

Sabendo em que região quer ficar, você ainda pode filtrar por ela e conhecer os hotéis perto de onde você estará. Ainda filtrando pela categoria de “Muito bom para cima”, você vê os melhores hotéis disponíveis. Esse pesquisador é com certeza uma dica de ouro para quem vai à Colômbia e quer economizar com a hospedagem conseguindo um ótimo hotel. Veja abaixo, também, a dica do cancelamento grátis, a qual é ótima e vale muito a pena.

Uma outra dica legal para quem vai reservar o hotel é que esse buscador tem uma parceria fortíssima com os estabelecimentos e eles oferecem cancelamento grátis para a maioria dos hotéis. Na busca, é só ver os hotéis que estão escritos “Cancelamento gratuito” igual à imagem abaixo. Então você pode já reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço, e se depois achar um melhor ou não quiser ficar nele, é só cancelar.

Economizando muito com a hospedagem na Colômbia

É super simples e sem custo algum. Como os preços sobem muito rápido de um dia para o outro e os melhores hotéis se esgotam rápido, nossa dica é entrar e já fazer a sua reserva em um bom hotel para garantir. Já chegamos a ficar sem o hotel que queríamos e pagar mais caro em outro por questão de horas.

Hotel San Fernando Plaza em Medellín

10) Como alugar um carro em Medellín

A melhor maneira de você conseguir se locomover por Medellín, e, inclusive, visitar facilmente outras cidades, é alugando um carro. Por esse motivo, trouxemos ótimas sugestões e indicações, para ajudar você a se programar e conseguir viajar com tudo preparado.

Carros para alugar em Medellín

Economizando com o aluguel de carro em Medellín

A primeira dica para economizar é reservar este serviço com a maior antecedência possível pela Internet. Quanto antes você reservar, mais barato vai pagar. E como tem muitas empresas boas, elas fazem promoções toda hora, então pesquise muito em todas para achar o melhor preço.

Alugue um carro em Medellín

Agora vamos dar a dica mais importante para economizar no aluguel do carro em Medellín. Existem alguns comparadores de preços de carros que são excelentes e fazem todo esse trabalho de pesquisa por você, achando preços incríveis. Se quiser fazer a pesquisa, clique aqui em Comparador de preços de carros na Colômbia. Em poucos segundos, você vai ter na sua tela todas as opções de aluguel de carro nas melhores empresas colombianas e é só escolher a melhor.

Por ser o maior comparador do mundo, ele conta com parcerias fortíssimas com todas as locadoras de carro, e por isso consegue preços imbatíveis. Sem falar que, na maioria dos casos, dá para reservar e só pagar na retirada do carro, o que é ótimo e uma segurança ainda maior para quem está fazendo a reserva. Você não vai gastar nada e garantir sua reserva pelo melhor preço.

Serviço de aluguel de carro na Colômbia

Outra opção boa no mercado é esse Comparador de aluguel de carros na Colômbia. Por ser nacional, ele parcela em até 12 vezes sem juros, pois o pagamento é feito em reais. Como às vezes ele encontra preços bons, vale a pena conferir também.

A dica para economizar ainda mais é utilizar os dois comparadores e ver qual encontra o melhor preço. E em quanto mais pessoas tiver, mais vai economizar, pois tudo será dividido por todos, inclusive estacionamento e gasolina, que é mais barata lá do que no Brasil.

Use seu celular à vontade em Medellín

Poder usar seu celular em Medellín e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, além dos aplicativos de cupons de desconto. E se for alugar um carro, você economiza por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular.

Com ele você também pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem na Colômbia nas redes sociais.

Menina usando o celular

Se quiser, veja as nossas dicas de como usar o celular à vontade na Colômbia. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Medellín, Cartagena e qualquer outro lugar da Colômbia e do mundo inteiro. E usando a Internet do seu celular, você poderá pesquisar tudo sobre as 10 coisas para saber antes de ir a Medellín quando estiver lá.

Veja outras matérias legais de Medellín:

O que fazer em Medellín: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Pontos turísticos em Medellín: Principais lugares turísticos para visitar.
Compras em Medellín: Dicas dos melhores lugares para fazer compras.
Como achar hotéis muito baratos em Medellín: Incrível pesquisador e dicas excelentes.