Barranquilla

Meses de alta e baixa temporada em Barranquilla

Saiba quais são os meses de alta e baixa temporada em Barranquilla. Mesmo não sendo uma região muito afetada com a ocorrência de chuva, a movimentação turística na cidade é determinada pela “estação seca” e pela “estação das chuvas”. Por isso, depois de ler esta matéria, você terá informações super úteis para avaliar qual é o melhor período para a sua viagem.

Estação seca em Barranquilla

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem à Colômbia. É a matéria mais acessada do blog e vai ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Colômbia.

Meses de alta temporada em Barranquilla: entre dezembro e abril

A alta temporada em Barranquilla acontece quando a cidade, e toda a Colômbia, passa pela chamada “estação seca”. Esse é o período do ano com a menor incidência de chuvas por lá, começando no mês de dezembro e seguindo até abril.

Carnaval de Barranquilla

Durante esses meses de alta temporada, as passagens aéreas e os hotéis ficam mais caros na cidade. Isso, porque, esse é o período que abrange as férias escolares, as festividades de fim de ano e o famoso Carnaval de Barranquilla, que atrai turistas do mundo todo.

  • O que fazer na “estação seca” em Barranquilla

1. Visitar a Plaza de la Paz 

A Plaza de la Paz, também conhecida como Plaza Juan Pablo II, é uma enorme praça pública em Barranquilla, servindo como um excelente passeio para se fazer na “estação seca”. Ela está situada no centro histórico da cidade, sendo cercada por edifícios e áreas que datam dos tempos coloniais.

Plaza de la Paz em Barranquilla

Plaza de la Paz costuma servir como um ótimo ponto de encontro para os moradores e os visitantes, onde é possível relaxar e curtir o dia ao ar livre. Mas, ela também abriga diversos eventos culturais, feiras de artesanato e apresentações artísticas ao longo do ano. Ou seja, é um espaço que fica bastante animado, sempre.

2. Andar pelo Paseo Bolivar

Para muitos visitantes, o Paseo Bolivar pode parecer só mais uma rua qualquer. No entanto, ele é a avenida mais importante da cidade de Barranquilla. Mesmo não sendo um espaço muito turístico, ele é ótimo para você que quer ter uma experiência imersa na cultura de lá, já que ele é rodeado por vários pontos interessantes.

Paseo Bolivar em Barranquilla

Por isso, estando no Paseo Bolivar, comece o seu tour pela estátua de Simón Bolívar. Ele foi um político, líder militar e revolucionário venezuelano que lutou muito pela independência da Colômbia. Depois, visite as atrações nos arredores da Plaza de San Nicolás, e não deixe de ir até o grande Mercado Público. Com certeza, vai ser um dia cheio de atividades.

3. Conhecer o zoológico de Barranquilla

O Zoológico de Barranquilla também é, sem dúvidas, um dos melhores atrativos para você curtir a “estação seca” na cidade. Com o objetivo de ser um espaço focado na conservação e no bem-estar dos animais, ele abriga mais de 800 espécies, entre as nativas e as exóticas. Ou seja, você vai passear por diversas áreas, podendo observar de pertinho vários bichos. Muito legal, né?

Animais no Zoológico de Barranquilla

Outros meses em Barranquilla

Como já falamos na introdução desta matéria, Barranquilla é um lugar que não apresenta muita chuva. No entanto, a baixa temporada na cidade acontece quando todo o país entra na “estação das chuvas”. Ou seja, entre os meses de maio a novembro – sendo que o mês mais chuvoso é outubro, com a média de 15 dias de precipitação.

Dia chuvoso em Barranquilla

No entanto, esses são os meses em que você terá uma viagem muito mais em conta, já que, na baixa temporada, todos os preços diminuem bastante. Então, sugerimos que você avalie todos os prós e os contras para decidir se esta é uma época que vale a pena ir para Barranquilla.

  • O que fazer na “estação das chuvas” em Barranquilla

1. Visitar o Museo del Caribe 

Museo del Caribe é um dos principais pontos turísticos em Barranquilla e, por ser um local fechado, é um ótimo atrativo para a “estação das chuvas” na cidade. Ele é um museu dedicado a preservação da história e da cultura da região caribenha. E nele, você terá uma experiência imersiva por meio de exposições interativas, galerias temáticas e instalações audiovisuais.

Museo del Caribe em Barranquilla

Andando pelo museu, você vai entender mais sobre a influência das culturas indígenas, africanas e europeias na região do Caribe. Mas, não é só isso, já que o local também promove uma série de eventos, workshops e atividades divertidas. Então, se você quer saber mais sobre a formação cultural de toda a Colômbia, vale visitar o Museo del Caribe.

2. Ir até o Castillo de Salgar 

Castillo de San Antonio de Salgar (popularmente conhecido como Castillo de Salgar) é uma construção localizada no município de Puerto Colombia, a 19 km de carro de Barranquilla. Ele foi construído no século XVIII e teve várias utilizações, tendo servido como um forte; uma prisão; um colégio; um centro para pessoas com deficiência; e, uma escola de artes plásticas.

Castillo de Salgar perto de Barranquilla

Porém, atualmente, o Castillo de Salgar funciona como um espaço para eventos culturais, exposições e atividades recreativas. Sendo assim, nele, você encontrará diversos espaços super atrativos. Além disso, sua localização à beira-mar oferece um ambiente fantástico aos visitantes, onde é possível aproveitar toda a bela paisagem do local – mesmo se estiver chovendo.

3. Conhecer o Antigua Aduana

Seguindo nesta lista com os pontos turísticos em Barranquilla, achamos que você vai gostar de visitar o complexo cultural Antigua Aduana. Nele, o ambiente é super dinâmico – envolvendo arte, cultura e muita criatividade. Isso, porque, o prédio é composto por salas de exposições, de teatro e de aula; um auditório; e alguns espaços de convivência.

Fachada do Antigua Aduana em Barranquilla

Ou seja, o complexo cultural Antigua Aduana é um espaço muito legal para ser visitado em Barranquilla, principalmente na “estação das chuvas”. E, lá, você poderá participar de uma série de eventos, como as exposições de arte contemporânea, os concertos, as peças de teatro, as palestras e os workshops, por exemplo.

Feriados em janeiro

01/01: Ano Novo.
06/01: Três Reis Magos.

Feriados em fevereiro

Sábado anterior à quarta-feira de cinzas: Carnaval de Barranquilla.

Feriados em março

Não há feriados em março.

Feriados em abril

01 e 02/04: quinta e sexta-feira santas – Paixão de Cristo.
04/04: Páscoa.

Feriados em maio

01/05: Dia do Trabalhador.
17/05: Quinta-feira da Ascensão.

Feriados em junho

07/06: Corpus Christi.
14/06: Sagrado Coração de Jesus.

Feriados em julho

05/07: São Pedro e São Paulo.
20/07: Dia da Independência Colombiana.

Feriados em agosto

07/08: Batalha de Boyacá.
16/08: Assunção de Maria.

Feriados em setembro

Não há feriados em setembro.

Feriados em outubro

18/10: Dia de Colombo.

Feriados em novembro

01/11: Dia de Todos os Santos.
15/11: Independência de Cartagena.

Feriados em dezembro

25/12: Natal.

Ponto turístico em Barranquilla

Use seu celular à vontade na Colômbia

Poder usar seu celular na Colômbia e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, além dos aplicativos de cupons de desconto. E se for alugar um carro, você economiza por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular.

Com ele você também pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem na Colômbia nas redes sociais.

Menina usando o celular

Se quiser, veja as nossas dicas de como usar o celular à vontade na Colômbia. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Cartagena, Bogotá e qualquer outro lugar da Colômbia e do mundo inteiro. E usando a Internet do seu celular, você poderá pesquisar tudo sobre os meses de alta e baixa temporada em Barranquilla. quando estiver lá.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem na Colômbia

Agora que você já viu tudo sobre os meses de alta e baixa temporada em Barranquilla., uma dica legal para quem vai para a Colômbia é que como alguns pontos turísticos, as cidades, parques naturais, praias e todas as atrações ficam bem afastadas, alugar um carro se torna essencial.

Aluguel de carro na Colômbia

Sem falar que com um carro você pode conhecer outras cidades da Colômbia além de Cartagena, que são próximas, como Bogotá e Medellín, explorar as suas estradas que são lindas e as maravilhosas paisagens e lugares naturais pelo caminho. Saiba tudo sobre o assunto na matéria de aluguel de carro na Colômbia, com dicas incríveis de como conseguir um ótimo preço utilizando comparadores excelentes.

Não se esqueça do Seguro Viagem para a Colômbia

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não esqueçam de fazer um seguro viagem internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem, para evitar problemas no exterior.

Veja nossa matéria de seguro viagem para a Colômbia com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro economizando muito.

Seguro Viagem Internacional

Veja outras matérias legais da Colômbia:

O que fazer em Bogotá: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Como levar dinheiro para a Colômbia: Melhores formas de levar seu dinheiro.
Cidades turísticas da Colômbia: As cidades colombianas mais famosas e visitadas.
Como achar hotéis muito baratos na Colômbia: Incrível pesquisador e dicas excelentes.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *