Confira as principais dicas para ajudá-lo a organizar a sua viagem a Bogotá – a capital e cidade mais populosa da Colômbia. São sugestões muito úteis sobre hospedagem, passagens aéreas, seguro viagem, passeios, compras, pontos turísticos, vida noturna e tudo que você precisa saber para planejar uma ótima viagem.
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem à Colômbia. É a matéria mais acessada do blog e vai ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Colômbia.
1. Dicas de quando viajar para Bogotá
Bogotá, a capital colombiana, é um dos destinos internacionais mais escolhidos pelos turistas brasileiros para passar as férias. Por conta de sua altitude de 2.625 metros, ela é uma cidade mais fria do que as demais. Sendo assim, por lá, é mais fácil ver dias nublados e com nevoeiros, sendo que a temperatura média anual é de 14,5 °C.
No entanto, mesmo com o clima e a temperatura quase constantes, os turistas evitam as temporadas de chuva. Por esse motivo, Bogotá é muito mais requisitada quando o tempo está seco. Veja abaixo como funciona a movimentação da cidade durante alguns meses e defina qual é a melhor época para você visitá-la.
Quando é alta temporada em Bogotá?
A alta temporada em Bogotá acontece no verão e no inverno. Ou seja, de dezembro a fevereiro, e, de meados de junho a meados de setembro – respectivamente. Durante esses meses, a cidade entra no período mais seco, registrando pouca ocorrência de chuvas.
No entanto, essas são as épocas em que você pagará mais caro nas passagens aéreas e nos hotéis, já que é o período que abrange as férias escolares e as festividades de fim de ano, como o Natal e o Ano Novo.
Por isso, há muito mais turismo na cidade nessa época, e tudo fica mais cheio e caro. Se você quiser pegar os lugares mais tranquilos e não gastar tanto em Bogotá, tente viajar nos meses de baixa temporada, onde tudo é mais barato e vazio.
Eventos e feriados que acontecem nessas épocas:
- 25/12: Natal
- 01/01: Ano Novo
- 06/01: Três Reis Magos
- 14/06: Sagrado Coração de Jesus
- 05/07: São Pedro e São Paulo
- 20/07: Dia da Independência Colombiana
- 07/08: Batalha de Boyacá
- 16/08: Assunção de Maria
Quando é baixa temporada em Bogotá?
A primavera e o outono marcam a baixa temporada em Bogotá. Essas estações, que compreendem os meses de março a maio, e, do fim de setembro a novembro, são as de maior ocorrência de chuvas na cidade, com o pico no mês de outubro.
Mas, caso você esteja se programando para ir nessas 2 estações, não se preocupe: é possível aproveitar muito Bogotá, mesmo com chuva. E além disso, viajando nesse período, você vai conseguir conhecer a cidade com mais tranquilidade e sem gastar tanto, visto que tudo estará mais calmo e barato.
Eventos e feriados que acontecem nessas épocas:
- 01/04: Quinta-feira santa (Paixão de Cristo)
- 02/04: Sexta-feira santa (Paixão de Cristo)
- 04/04: Páscoa
- 01/05: Dia do Trabalhador
- 17/05: Quinta-feira da Ascensão
- 18/10: Dia de Colombo
- 01/11: Dia de Todos os Santos
- 15/11: Independência de Cartagena
2. Dicas para a hospedagem em Bogotá
Outra dica para uma viagem a Bogotá é saber como escolher a sua hospedagem. E, para isso, há 2 itens essenciais a serem pensados: o local e o tipo de estadia.
-
Como escolher onde ficar em Bogotá:
A melhor região para ficar em Bogotá é La Candelaria – conhecida como o centro histórico e o bairro mais vibrante da cidade. Existem outras áreas boas que são mais afastadas, como a Zona Rosa, por exemplo. Mas, o ideal em uma viagem é ficar em lugares mais centrais, de fácil acesso e perto da maioria dos pontos turísticos.
No bairro La Candelaria, também estão situados alguns dos melhores hotéis de Bogotá, com opções que vão desde hostels até as hospedagens 5 estrelas. Mas, normalmente, os preços por lá são um pouco mais caros do que os das demais regiões, justamente pela boa localização.
Se quiser ver melhor onde é La Candelaria e quais os hotéis que ficam por lá, clique aqui. Abrirá um mapa mostrando todos as hospedagens por lá. Inclusive, nós já colocamos como filtro para só mostrar os locais com nota 8 para cima.
Então, você abre o link e é só colocar a data da viagem, para ver os preços e escolher o seu. Ficando dentro dessa linha laranja que mostra no mapa, não tem erro.
-
Escolher o tipo de hospedagem em Bogotá:
A 2ª dica é escolher que tipo de hospedagem você quer para a sua estadia em Bogotá: hostel, hotel, hotel de luxo ou até casas próprias, no estilo airbnb. A gente sempre recomenda ficar em hotel, porque, assim, você não tem que ter muito trabalho durante as férias e consegue aproveitar bem a viagem.
Por isso, recomendamos utilizar o Pesquisador de Hotéis em Bogotá. Nós sempre usamos ele, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo (além de também ter pousadas, hostels e hotéis para todos os gostos e bolsos).
Dica do cancelamento grátis: Uma outra dica legal para quem vai reservar o hotel é que esse buscador tem uma parceria fortíssima com os estabelecimentos e eles oferecem cancelamento grátis para a maioria dos hotéis.
Na busca, é só ver os hotéis que estão escritos “Cancelamento gratuito”. Então, você pode já reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço, e, se depois achar um melhor ou não quiser ficar nele, é só cancelar. É super simples e sem custo algum.
3. Dicas para fazer um seguro de viagem para Bogotá
O Seguro Viagem Internacional não é obrigatório para a imigração em Bogotá, nem para a entrada em qualquer outra cidade da Colômbia. Mas, ele é um documento muito recomendado. Então, se você quer se precaver de qualquer imprevisto que possa vir a acontecer no exterior, decidimos mostrar como você pode fazer o seu seguro pelo menor preço.
Usando esse Comparador de Seguro Viagem, que é incrível, você verá todos os seguros viagem disponíveis. E, ainda, saberá os preços de cada empresa. Com ele, também existe a opção de parcelar a compra em várias vezes e você sai com a garantia de que nada pode atrapalhar a sua viagem.
- No site do comparador, nós indicamos que você procure pelas melhores empresas, que são: a Travel Ace, Assist Card, GTA, Green Card e SulAmerica. Elas são super confiáveis e líderes no mundo todo, além de terem preços ótimos e cobrirem vários tipos de problemas.
4. Dicas para se locomover em Bogotá
-
De carro:
Uma dica que vai fazer você economizar muito em Bogotá é com o aluguel de carro. A maioria dos brasileiros que vai para lá escolhe essa opção, especialmente quem está viajando com a família ou em grupos, para ter mais liberdade de se locomover.
Além disso, com um carro, você consegue visitar todos os pontos turísticos da cidade, ir até os outlets e os shoppings tendo um porta malas, e, até fazer viagens para conhecer as cidades vizinhas, aproveitando o melhor das estradas colombianas.
Reserve seu carro com antecedência
Faça a sua reserva on-line o quanto antes, pois, outra dica para economizar e conseguir um carro barato é reservar com a maior antecedência possível e pela Internet. Quanto antes você reservar, mais barato vai pagar. Vale muito a pena e você economiza bem com as promoções, pagando muito mais barato em comparação a alugar lá na hora.
Não alugue um GPS em Bogotá
Outra dica legal para economizar ainda mais é não alugar o carro com o GPS, já que ele custa um alto valor diário. Em vez disso, você pode comprar um bom chip de celular, desbloqueado para as ligações internacionais e com a Internet ilimitada. Dessa forma, com o seu próprio celular, você vai conseguir usar os aplicativos de mapa e de localização.
Use os incríveis comparadores de preços
Existem 2 comparadores de preços de aluguel de carros em Bogotá (e toda a Colômbia) que são sensacionais e fazem uma pesquisa em todas as maiores locadoras de carros de lá, encontrando os melhores preços e promoções excelentes. Por serem os maiores comparadores do mundo, eles têm parcerias e preços imbatíveis com as locadoras.
Já chegamos a economizar muito em um aluguel de carro em Bogotá que íamos fazer com uma agência e achamos o mesmo carro da mesma empresa muito mais barato no comparador. Utilize os 2 e veja qual vale mais a pena para economizar ainda mais.
Comparador de preços 1: Maior comparador do Brasil e você pode parcelar em até 12 vezes sem juros e não paga o IOF de 6%, pois o pagamento é feito em reais.
Comparador de preços 2: Maior comparador do mundo, tem mais empresas em sua busca, mas o pagamento não pode ser parcelado, pois é feito em dólar. Mas como ele acha preços mais baixos que o outro muitas vezes, vale a pena conferir também.
Mais dicas: Prefira as locadoras maiores e de confiança, como a Alamo, Hertz, Avis, Thrifty, Sixt, Budget e Europcar. Faça o seguro básico na hora da reserva, que, é super importante e geralmente já está incluso no preço.
Mas, não caia na pegadinha das empresas, que, na hora da retirada do carro, ficam tentando empurrar um seguro extra, que não vale a pena. Com todas essas dicas e os comparadores, você consegue alugar um bom carro por cerca de 110 mil pesos colombianos (132 reais) por dia.
-
De transporte público:
Se a sua ideia é se locomover por Bogotá de transporte público, saiba que é uma boa alternativa. Como não existe sistema de metrô na cidade (ainda, porque o projeto para a construção está em andamento), as únicas opções que sobram são os 2 modelos de ônibus: o TransMilenio e o Busetas.
1. TransMilenio em Bogotá
Nós achamos que o sistema de ônibus TransMilenio é o ideal para você se locomover de transporte público por Bogotá. Ele integra toda a cidade, utilizando uma via expressa exclusiva, e faz rotas específicas, parando em locais importantes. Para usá-lo, a passagem custa cerca de 2.400 pesos colombianos (2,85 reais).
A estação do centro de Bogotá, por exemplo, é a Portal El Dorado. Se você quiser descobrir como ir de um ponto a outro com os ônibus TransMilenio, basta entrar no site da empresa e colocar o seu local de origem e o destino. Assim, você descobrirá todos os diferentes trajetos que poderá fazer.
2. Busetas em Bogotá
Os micro-ônibus que circulam por Bogotá são chamados de Busetas. Eles cobrem uma área bem maior que a do TransMilenio na cidade, e, são mais baratos, já que a passagem custa cerca de 2.200 pesos colombianos (2,60 reais). No entanto, esse não é um meio de transporte muito indicado, porque os veículos são precários e muito lentos.
-
Passeio em ônibus hop-on-off em Bogotá:
Se você tem poucas horas na cidade de Bogotá e quer conhecer os principais pontos turísticos, pode ser interessante comprar o passeio de ônibus turístico. Esse meio de transporte, operado pela empresa TurisBog, funciona no estilo hop-on hop-off, em que você pode subir e descer do veículo em locais específicos. No total, o passeio guiado tem cerca de 1h30 de duração.
-
Transfer desde e para o aeroporto:
Uma dica que achamos importante dar, para quem não for alugar um carro, nem gastar muito com táxis, é que o melhor jeito de ir do aeroporto até o hotel, e, vice e versa, é de transfer. Ele acaba saindo mais barato do que o táxi e é muito mais seguro, além de que você não precisa esperar em filas e correr o risco de perder tempo procurando um.
E, infelizmente, assim como acontece em toda cidade turística, nós sempre ouvimos relatos de turistas sofrendo golpe dos taxistas. Eles costumam cobrar um valor muito a mais do que o normal, ou, fazem percursos bem maiores – o que é super desagradável, claro.
Tem um site muito bom, esse Pesquisador de Transfers, que é o maior do mundo. Ele oferece 3 opções de transfer: só ida do aeroporto ao hotel, só ida do hotel ao aeroporto ou os dois (ida e volta). É só colocar o aeroporto que vai chegar, o destino e escolher a melhor opção e o tipo de carro.
Eles já dão o preço, o tempo do trajeto e todas as informações. Nós achamos bem mais barato do que pegar um táxi no aeroporto e foi tudo sempre muito rápido e fácil. Vale muito a pena se não for optar pelo aluguel de carro. É também um excelente lugar para comprar os ingressos e tours de Bogotá.
- Se você quer saber mais sobre essa questão da locomoção por lá, leia a nossa matéria sobre como andar em Bogotá.
5. Dicas para conhecer bem Bogotá
A melhor forma de conhecer Bogotá, independente se você tem 3 ou 7 dias na cidade, é decidir quais pontos turísticos você mais quer visitar. A maioria dos locais mais atrativos estão concentrados em La Candelaria ou perto. Mas, alguns estão mais afastados. Assim, organizando uma lista de prioridades, você não precisa perder muito tempo indo de um lado para o outro.
Outra dica, é pensar quantos dias você quer ficar na cidade. Para isso, sugerimos que você confira as matérias sobre os roteiros diários que temos disponíveis neste Blog da Colômbia. Assim, você poderá construir o seu plano da viagem perfeita a Bogotá. Veja alguns:
- Quantos dias passar em Bogotá
- Roteiro de 5 dias por Bogotá
- Roteiro de 4 dias por Bogotá
- Roteiro de 3 dias por Bogotá
- Roteiro de 2 dias por Bogotá
- Roteiro de 1 dia por Bogotá
O que fazer em Bogotá:
1. Conhecer o bairro de La Candelaria em Bogotá
Muita gente tem dúvidas sobre o que fazer em Bogotá, e a nossa primeira dica é que você comece conhecendo a cidade pelo Centro Histórico, ou seja, no bairro de La Candelaria. Por que? O motivo é óbvio: esse é o local onde a cidade foi fundada, ou seja, o coração da capital colombiana.
Estando em La Candelaria, não deixe de visitar: Praça Bolivar, Igreja da Candelária, Praça Chorro de Guevedo, edifícios administrativos, Teatro Colon, Palácio de Nariño, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Casa da Moeda, Museu do Ouro de Bogotá e Museu Militar da Colômbia.
2. Passear pelo bairro de La Macarena em Bogotá
Depois de conhecer La Candelaria, que tal passear pelo bairro vizinho? O La Macarena, também conhecido como Zona M, abriga ótimos pontos turísticos, como o Planetário e o Museu de Arte Moderna de Bogotá, além de oferecer boas opções de lazer, como os restaurantes e os bares. Aliás, fica a dica: esse é um dos melhores locais para aproveitar a noite na cidade.
3. Visitar o Parque de Usaquén em Bogotá
Se você está querendo um local para curtir um dia perfeito ao ar livre, em Bogotá, nós recomendamos que vá até o Parque de Usaquén. Super tranquilo e arborizado, a praça conta com diversas feirinhas de artesanatos, onde você pode comprar lembrancinhas bem legais.
Além disso, o entorno do parque é repleto de bons restaurantes, vendendo o melhor da gastronomia colombiana. Ou seja, você pode fazer o seu passeio por lá tranquilamente, e, quando bater a fome, já consegue comer por ali mesmo.
4. Relaxar no Parque Central Simón Bolívar em Bogotá
O Parque Central Simón Bolívar é outro passeio incrível para se fazer em Bogotá. Ele é o principal parque da cidade – e não é por menos -, já que oferece uma série de opções para o lazer e o entretenimento de seus visitantes.
Seja para praticar atividade física, fazer um piquenique, tirar fotos ou apenas relaxar na atmosfera do local, vale bastante a pena visitar o Parque Central Simón Bolívar. A entrada nele é gratuita e o funcionamento é diário, das 6h às 18h.
5. Subir o Cerro Monserrate em Bogotá
Um dos pontos turísticos mais famosos de Bogotá é o Cerro Monserrate. Situado a mais de 3 mil metros acima do nível do mar, esse morro é o melhor mirante natural da cidade, além de ser um cartão-postal super conhecido em todo o país e abrigar a basílica do Senhor de Monserrate, que tem sido um lugar de peregrinação religiosa desde a época colonial.
O Cerro Monserrate conta com 2 veículos exclusivos para auxiliar na subida: o bondinho e o teleférico. Mas, se você tiver fôlego e coragem, também pode subir pela trilha, a pé. Lá em cima, você estará em um espaço surpreendente, com muita área verde e locais para relaxar.
6. Relaxar no Jardim Botânico de Bogotá
Fundado em 1955, o Jardim Botânico de Bogotá é outro ponto turístico super interessante para você conhecer na cidade. Com quase 200 mil metros quadrados de área total, ele é rico em fauna e flora, oferecendo aos visitantes um passeio muito gostoso e relaxante.
7. Desfrutar a Plazoleta Chorro de Quevedo em Bogotá
A Plazoleta Chorro de Quevedo é uma pracinha repleta de estabelecimentos para curtir muito na noitada da capital colombiana. Nela, você encontrará vários bares, gente animada, grafites e artistas locais vendendo artigos diversos. É gostoso para uma manhã ou tarde de calor. Então, não deixe de incluí-la em sua programação.
8. Visitar o Parque 93 em Bogotá
O Parque 93 é um local turístico de Bogotá para você incluir na sua lista do que fazer na cidade. Nele, há algumas lojas para você visitar e cafés para tomar um lanche, além de muitos espaços verdes para piqueniques e eventos que costumam ocorrer na região. Uma curiosidade legal é que foi lá que foi construído o 1º Starbucks da Colômbia. Demais, né?
9. Aproveitar o Mercado de Las Pulgas San Alejo em Bogotá
O Mercado de Las Pulgas San Alejo, que mais se parece com uma enorme feira ao ar livre, também é um espaço super interessante para você visitar em Bogotá. Ele fica no centro da cidade, e é onde você vai encontrar comidas e objetos tradicionais locais. Ou seja, é um lugar incrível para você conhecer mais da cultura e dos costumes colombianos.
10. Conhecer o Centro Cultural Gabriel García Marquez em Bogotá
O Centro Cultural Gabriel García Márquez definitivamente está entre os lugares imperdíveis para conhecer em Bogotá. O local foi batizado em homenagem à maior estrela literária do país, o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1982. O Centro está localizado na região de La Candelaria e é um dos lugares que mais atrai os apaixonados por arte e cultura.
11. Ir até a cidade de Zipaquirá (a 25 km de Bogotá)
Ir até a cidade de Zipaquirá deveria ser passeio obrigatório para todos os turistas de Bogotá. O local fica a 25 km da capital colombiana e abriga a Catedral de Sal da Colômbia, uma igreja subterrânea maravilhosa construída nas galerias de uma mina de sal.
A igreja subterrânea, um tanto incomum, faz parte do complexo cultural “Parque do Sal”. Lá, o espaço é dedicado à mineração, geologia e recursos naturais, além de ser um dos lugares mais impressionantes da Colômbia.
A atual Catedral de Sal foi construída entre os anos de 1992 e 1995, substituindo uma antiga Catedral que era da década de 70, mas que já apresentava falhas nas estruturas. O lugar é de imensa importância histórica pro país, já que Zipaquirá era a capital econômica da Colômbia na época colonial, ou seja, a cidade mais importante.
12. Conhecer os museus em Bogotá
Outra dica de passeios e lugares a visitar na cidade são os museus de Bogotá. Eles são super diversos, com uma boa variedade de locais, e, dedicam-se a diferentes temáticas e gêneros: arte, história, antiguidades, desenho, carruagens, entre outros. Veja, abaixo, os principais museus de lá:
- Museu do Ouro
Um dos museus mais frequentados pelos turistas da capital colombiana é o Museu do Ouro, que apresenta exposições fantásticas. Em seu acervo, são mais de 30 mil objetos – abordando temas como a espiritualidade, rituais e o valor simbólico desse metal precioso, que ajudam a contar toda a história da civilização pré-colombiana.
O espaço do museu é enorme, por isso sugerimos que você separe algumas horas para conhecê-lo. Ele fica no bairro de La Candelaria e funciona de terça a sábado das 9h às 18h, e, aos domingos e feriados, das 10h às 16h. O ingresso custa cerca de 3.400 pesos colombianos (4 reais), mas, aos domingos, a visitação é gratuita.
- Museu Botero em Bogotá
Ainda no bairro de La Candelaria, em Bogotá, você pode conhecer o Museu Botero, considerado um dos museus mais importantes de toda a América Latina. Nele, você estará diante de obras doadas pelo pintor colombiano Fernando Botero, incluindo seus autorretratos e outras peças de arte muito interessantes, de artistas internacionais como o Picasso e o Miró.
Além disso, a própria estrutura da casa onde fica o Museu Botero é muito charmosa, podendo render fotos incríveis. Na área externa, não deixe de conhecer o lindo jardim, que tem belas flores e uma fonte. Se você gostou e quer visitá-lo, saiba que ele funciona das quartas às segundas-feiras, entre 9h e 19h, com entrada gratuita e tendo audioguia.
- Museu Casa Quinta de Bolivar em Bogotá
Nós achamos que você também vai gostar muito de conhecer o Museu Casa Quinta de Bolívar em Bogotá. Por estar em uma localização mais alta, no pé do Cerro Monserrate, ele tem uma linda vista da cidade, além de ser um espaço super charmoso. Em seu lado exterior, tem um jardim lindo, cheio de flores e ideal para quem quer fazer um passeio relaxante.
Já em seu interior, o museu preserva móveis e cômodos originais do local onde morou o venezuelano Simón Bolivar, com um acervo importante e repleto de informações sobre a sua vida e luta para libertar a Colômbia. Para visitar o espaço, você precisa ir até lá de terça a sexta, das 9h às 17h, e, aos fins de semana, das 10h às 16h.
- Museu de Arte Moderna de Bogotá
O Museu de Arte Moderna de Bogotá fica no bairro de La Macarena e é um espaço muito interessante. Lá, você vai ver peças de anos atrás, dentro de um prédio super moderno e bonito. E, como as exposições são temporárias, elas mudam a todo momento. Mas, independente de quando você for, saiba que encontrará belas pinturas, esculturas, fotografias e instalações.
- Museu Santa Clara em Bogotá
O Museu Santa Clara em Bogotá é uma “igreja-museu” linda, que conserva a sua estrutura original, do ano de 1725. Nela, todas as peças de arte se relacionam com as crenças colombianas, e tem finalidade religiosa. Mas, a exposição é aberta para todo o público, basta respeitar.
No Museu Santa Clara, estão expostas peças como joias do período barroco, quadros e esculturas que estão entre os mais caros e antigos da Colômbia. Ou seja, é tudo muito encantador. E, mesmo sendo um espaço pequeno, ele vale a pena ser conhecido, por tamanha beleza.
- Museu Nacional da Colômbia em Bogotá
Um pouco mais afastado dos demais, no bairro de La Merced, o Museu Nacional da Colômbia é o maior e mais antigo museu do país. Sua fundação data de 1823, na época de Simón Bolívar, e por isso seu acervo é muito rico.
São mais de 20 mil objetos entre as 17 salas de exposição que, em conjunto, narram a história da Colômbia. Há objetos utilizados pelos primeiros moradores dessas terras, além de obras de arte, documentos históricos e até um meteorito.
6. Dicas dos ingressos para os pontos turísticos de Bogotá
Bogotá é uma cidade mágica, e, existem tours incríveis para se fazer por lá, levando você aos melhores locais. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios guiados por preços muito bons.
Nas últimas viagens, foi justamente esse site de ingressos de Bogotá que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos da cidade, além de também ter opções para os locais próximos, e, para todas as cidades da Colômbia.
Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Nós tivemos uma experiência excelente usando ele.
7. Dicas para saber o que fazer à noite em Bogotá
Para quem quer aproveitar a noite em Bogotá, existem muitas opções. A cidade, conhecida por ser muito agitada e ter uma vida noturna cheia de festas e bares, oferece alternativas para os mais variados gostos. Ou seja, dá para aproveitar bastante por lá, independente da sua preferência.
Se você quer beber bons drinks, por exemplo, vale a pena explorar os bairros Zona T e Zona Rosa, que concentram ótimos bares. As baladas também são animadas na cidade, mas, as mais famosas são a The End, a Level 41 e a La Calera, que ficam no topo de prédios.
E, por último, Usaquén é um bairro que abriga restaurantes gostosos, excelentes para quem quer passar a noite de uma forma mais tranquila. Confira, abaixo, as nossas matérias sobre cada tipo de passeio para fazer à noite em Bogotá:
8. Dicas sobre compras e descontos em Bogotá
Outra dica é sobre as compras em Bogotá. Existem algumas lojas de lembrancinhas e souvenirs espalhadas pelas ruas mais turísticas da cidade. Mas, elas não são muito baratas. Então, para você economizar, é melhor procurar comprar em locais mais afastados desses centros, onde o preço será menor para os mesmos produtos. Se você quer fazer muitas compras, veja a seguir as melhores opções:
1. Shoppings em Bogotá
-
Shopping Centro Comercial Santafé em Bogotá
Um dos melhores shoppings em Bogotá, para os turistas, é o Centro Comercial Santafé. Ele conta com lojas famosas, como a Falabella, a Forever 21, a Adidas, a Zara, a Pandora e a Dick’s Sporting Good. Além disso, o local abriga uma pequena livraria e uma praça de alimentação, para que você possa descansar um pouco depois de um dia de compras.
-
Shopping Centro Comercial Andino em Bogotá
O shopping Centro Comercial Andino não é muito grande, mas é bem cuidado e extremamente bonito. A variedade de lojas internacionais também não é das melhores, considerando que ele está localizado em uma região bastante turística, na Zona Rosa, em Bogotá. No entanto, nele, você consegue achar marcas muito boas, como a Levi’s, a Sunglass Hut, a Nike e a Calvin Klein.
-
Shopping Titan Plaza em Bogotá
O shopping Titan Plaza torna-se interessante porque tem um parque em seu interior, no estilo fliperama. E, não é só isso. Nele, há dezenas de lojas de marcas norte-americanas super famosas, como a Adidas, American Eagle, Kipling, Zara, Armani, Forever 21, Falabella e algumas voltadas para o mundo dos vídeo games.
-
Shopping Centro Comercial Gran Estacion em Bogotá
O Centro Comercial Gran Estacion é um shopping bem localizado, iluminado e seguro. Mas, seu único problema é a lotação, sobretudo nos fins de semana. Ele conta com restaurantes típicos e uma lista de lojas mais conhecidas entre os colombianos. Para os brasileiros, marcas como a Levi’s, a L’Occitane, a Tommy Hilfiger, a Puma, a Adidas e a Kipling estão por lá.
2. Outlets em Bogotá
-
Outlet de Las Americas em Bogotá
São nada menos do que 229 lojas incríveis, e espaços gastronômicos, para você poder passar o dia todo tranquilamente neste outlet. Ele é o mais famoso de Bogotá, localizado na Avenida das Americas, e, funcionando de segunda a sábado.
Nele, você encontrará lojas como a Nike, a Calvin Klein, a Levis e a Kenzo, com ótimos descontos. Então, se você pensa em fazer compras em sua viagem pela capital colombiana, vale conhecer esse espaço incrível.
-
Outlet Centro Comercial y recreacional Bima em Bogotá
Com mais de 70 outlets de marcas conhecidas, esse centro comercial ainda tem várias salas de cinema, praça de alimentação e uma área recreativa enorme, cheia de brinquedos que o faz parecer um parque de diversões.
Ele também abriga diversas opções de lojas, especialmente na área masculina. Os preços não são tão atrativos como os que se espera de um outlet, mas, ainda assim, tem algumas coisas mais em conta do que no Brasil. Sendo assim, se você estiver com bastante tempo livre em sua viagem a Bogotá, vale a visita.
9. Dicas para saber o que levar na mala para Bogotá
Outra dica importante é estar a par da época em que você vai a Bogotá, pois o clima pode influenciar bastante. Assim, consequentemente, você terá que modificar o que vai levar na mala e o peso limite será alterado.
A regra vale para todas as companhias aéreas e voos internacionais: o peso limite das malas despachadas para uma viagem de ida ou volta a qualquer cidade da Colômbia é de até 23 kg. Para as classes executivas e a primeira classe, é comum haver benefícios em relação ao peso das malas, a depender da companhia – na maioria dos casos, o peso limite é estendido até 32 kg.
E, a bagagem de mão pode ter até 10 kg, embora nem sempre ela seja pesada no aeroporto. O ideal é, nessa mala de mão, levar roupas grandes, como os casacos, que, ajudam a liberar espaço na bagagem grande que já foi despachada.
10. Dicas sobre como levar dinheiro para Bogotá
-
Dicas para comprar pesos colombianos e usá-los na viagem:
Você pode ir em uma casa de câmbio comprar os pesos colombianos em espécie, comprar um cartão pré pago ou até mesmo utilizar seu cartão de crédito no exterior. Essas sempre foram as formas tradicionais, mas, recentemente, surgiu uma nova forma de levar dinheiro ao exterior que é – disparada -, a melhor opção de todas e faz você economizar MUITO.
- Essa nova opção, que surgiu nos últimos anos, é abrir uma conta digital global em dólar, e utilizar o cartão dessa conta para fazer todos seus pagamentos e saques no exterior, em qualquer moeda. Na hora de comprar os pesos colombianos e fazer pagamentos, acaba saindo MUITO mais barato.
Você compra dólar na cotação comercial, a mais barata de todas. Os bancos e casas de câmbio utilizam a cotação turismo, que é bem mais cara. E além disso, ao invés de pagar 6,7% de IOF na hora de usar o cartão no exterior, você paga somente 1,1% e paga muito menos taxa! É uma economia gigantesca. Fora a facilidade.
Se já quiser baixar, você clica aqui, baixa o app deles no seu celular e cria sua conta rapidamente. E como muita gente está abrindo a conta com eles por causa de nossos blogs e por ser realmente uma opção bem mais vantajosa, conseguimos um cupom para nossos leitores!
Quem abrir a conta com o código de convidado GRUPODICAS20 ganhará 20 dólares ao fazer a sua 1ª remessa de câmbio em até 15 dias desde a abertura da conta. Convertendo para o real, é uma ótima quantia, não é?
Tendo a conta aberta, você consegue enviar dinheiro da sua conta do Brasil (em reais) para essa (em dólar) facilmente pelo app, e ver quanto está o câmbio atual. Você terá sua conta em dólar e pode utilizar para fazer em compras em estabelecimentos do mundo todo, não importa qual seja a moeda. Você vai pagar lá no estabelecimento na moeda que eles te cobrarem e na sua conta o valor já virá descontado automaticamente em dólar.
VANTAGENS:
O câmbio utilizado é o COMERCIAL, muito menor do que o TURISMO que é o cobrado pelos bancos e casas de câmbio. O dólar é uma das moedas mais fortes do mundo e por isso você terá vantagem cambial na maioria dos países. O IOF é só de 1,1%, sendo que o do cartão de crédito e dos cartões pré pagos é de 6,6%! No final das contas sai muito mais barato e é uma excelente economia.
Você pode ir acumulando seus dólares aos poucos conforme a cotação estiver boa e ainda deixar eles investidos para irem rendendo até sua viagem. Você consegue usar em qualquer lugar do mundo o cartão, então todas as futuras viagens você já utiliza a mesma conta. O atendimento e suporte é todo em português. E não tem taxa nenhuma para manter ou abrir a conta.
Com essa conta você pode também fazer saques nos caixas eletrônicos do exterior para ter um pouco do seu dinheiro em espécie na viagem. E os dois primeiros saques são isentos de qualquer taxa. E vira uma conta para utilizar em todas as suas viagens ao exterior. Você terá um cartão de débito que conseguirá passar em qualquer estabelecimento
Não se esqueça de utilizar o cupom GRUPODICAS20 na abertura da sua conta para ganhar os 20 dólares.
Outras alternativas para comprar os pesos colombianos
Para quem não quiser abrir a conta por algum motivo ou quiser já levar um pouco de peso colombiano em dinheiro, a gente sempre compra nessa casa de câmbio aqui. É uma das maiores empresas de câmbio do país, tanto pela segurança como pelo preço. E, você consegue fazer tudo pela Internet e eles entregam na sua casa através de um portador. Mas a conta global ainda é disparada a melhor opção.
11. Dicas para estar com Internet durante a viagem a Bogotá
Outra forma de economizar em Bogotá é na hora de usar o seu celular. Usar o seu roaming internacional no exterior, com o chip do Brasil, geralmente é a pior opção e acaba sendo muito mais caro. Para usar o Wi-Fi, a maioria dos hotéis cobra uma taxa diária que também é muito cara e você só pode usar o celular dentro do hotel.
O que a maioria das pessoas faz, e, que vale muito a pena é comprar um chip pré-pago internacional. Acaba sendo MUITO mais barato e você consegue usar a Internet tranquilamente, durante toda a sua viagem e com um excelente sinal.
Se você for alugar um carro então, o chip vai compensar muito, pois, com seu celular funcionando, você não precisará alugar o GPS com a locadora de carros, porque poderá usar o do próprio celular. O valor que economizará do GPS já paga o chip. E você vai usar MUITO o seu celular para pesquisar tudo em sua viagem.
Para nós, depois desses anos todos testando vários chips diferentes e viajando por todo o mundo, o que mais gostamos e achamos legal recomendar para os leitores é esse chip de viagem. Nós só usamos ele nessas últimas viagens que fizemos para a Colômbia. O principal diferencial achamos que foi a cobertura e o sinal. A Internet do nosso celular funcionou com uma ótima velocidade em todas as cidades que visitamos, mesmo as mais distantes.
Outro ponto que achamos um diferencial é que eles entregam o chip pré-pago na casa sua casa, aqui no Brasil. Ele é ótimo e nós achamos que vale muito a pena usar. Além disso, o atendimento da empresa é excelente, super rápido e os funcionários são muito prestativos.
12. Dicas para encontrar passagens aéreas mais em conta para Bogotá
Seguindo com esta lista de todas as dicas de viagem de Bogotá, falaremos em relação às passagens aéreas. Sem dúvida, esse é um dos pontos mais pesados de uma viagem ao exterior, na questão financeira. Por isso, é ideal procurar com bastante antecedência para conseguir encontrar os melhores preços e boas promoções.
No entanto, muitas vezes é difícil acompanhar todas as promoções e passagens de todas as companhias aéreas para conseguir comprar a mais barata. Por isso, vale a pena seguir algumas dicas para achar passagens aéreas baratas para Bogotá.
A nossa primeira grande dica é utilizar um bom comparador de passagens aéreas, que faz uma busca em todas as companhias aéreas para Bogotá. É ótimo, porque poupa você de ter que entrar em cada companhia e fazer várias buscas diferentes. Nós sempre usamos esse comparador de passagens aéreas, pois de todos é o que sempre tem os melhores preços e é um dos mais seguros e conhecidos do Brasil.
-
Dicas da escala para economizar na passagem aérea:
Outra dica é sempre pesquisar as opções de voos que aparecem, porque uma viagem direta para o destino pode sair muito mais cara do que uma viagem com escalas. Só veja bem qual é o tempo da escala e onde ela é feita, para não perder muito tempo de viagem e chegar super cansado na cidade do seu destino, pois dessa forma pode não compensar. A dica é fazer bem as contas, pois às vezes se a diferença é pequena, vale mais a pena o voo direto para você aproveitar melhor a viagem e chegar mais rápido.
-
Dicas da antecedência para economizar na passagem aérea:
Pesquise também qual é o período de alta temporada do seu destino, pois fica tudo muito mais caro, principalmente as passagens aéreas. Em Bogotá, há vários meses que são mais intensos a nível de turismos: de dezembro a fevereiro, e, de meados de junho a meados de setembro.
-
Dicas do dia do voo:
Outra dica legal para achar passagens aéreas mais baratas é pesquisar a data do voo sempre caindo numa segunda, terça ou quarta-feira. Os voos às quintas, sextas, e, principalmente, os que caem aos sábados e domingos costumam ser mais caros. Além disso, o horário do voo também influencia no custo da passagem.
Geralmente as passagens aéreas noturnas são as mais caras, pois são as mais procuradas, justamente pelo conforto do “tempo passar mais rápido”, já que você vai dormindo. Já os voos de tarde geralmente são mais baratos.
Veja outras matérias legais de Bogotá:
O que fazer em Bogotá: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Pontos turísticos em Bogotá: Principais lugares turísticos para visitar.
Compras em Bogotá: Dicas dos melhores lugares para fazer compras.
Como achar hotéis muito baratos na Colômbia: Incrível pesquisador e dicas excelentes.